Tutoriais Web Acappella

O que são sitemaps e como criar o seu no Web Acappella

Fala pessoal, tudo em ordem? Nesse post eu vou falar sobre sitemap e depois dele seu SEO no Web Acappella nunca mais será o mesmo.

Nesse post vou falar o que é um sitemap, como criar e o mais importante, como indexar isso no Google. Chega de conversa e vamos lá.

O que são sitemaps?

O próprio nome já é intuitivo para chegarmos no significado, é o mapa do site. Os sitemaps são arquivos usados para fornecer informações sobre páginas, vídeos e outros arquivos do site e indicar a relação entre eles. No arquivo irá conter as URL’s com os caminhos das páginas e arquivos mostrando o conteúdo do site em si.

Agora pense comigo, por que temos um mapa? É para encontrar algo certo. Agora você deve estar se perguntando, mas quem precisa encontrar esse conteúdo? O usuário navega no site e vai através dos menus e links encontrando o que busca, então para quem esse sitemap é importante? A resposta é o grande motivo do sitemap ser uma ferramenta imprescindível para SEO, pois é quem precisa desse mapa de conteúdo são os mecanismos de busca, eles visualizam seu sitemap e indexam seu site.

Pense que a principal tarefa dos mecanismos de busca é entregar para o usuário a melhor resposta para sua pesquisa, por isso ele vai buscar em seus bancos de dados as melhores respostas, o que mais se aproxima do perfeito para o que se tem pesquisado, por isso se você quer que seu conteúdo faça parte dessas respostas você precisa indexá-los nesses mecanismos, e uma das técnicas para isso são os sitemaps.

Como criar um sitemap no Web Acappella

Existem algumas formas de se criar um sitemap mas como nosso foco é o Web Acappella vou usar a forma nativa de se fazer isso, sim o Web Acappella tem uma função própria para essa tarefa.

1- Abra o seu Web Acappella

2- Vá em Website Settings

3- Desça até a opção de sitemap managament

4- Selecione a opção Activate sitemap generation

5- Clique no botão Save and close

6- Publique seu site clicando no botão Publish

Pronto agora seu site tem um sitemap, se você ir nos arquivos publicados do seu site vai encontrar um arquivo chamado sitemap.xml

Pronto, dever cumprido? NÃO, ainda precisamos avisar para o Google que temos um sitemap ou que ele foi atualizado.

Submetendo seu sitemap ao Google

Como mencionei acima criar um sitemap não é o passo final, agora precisamos avisar o Google a respeito desse sitemap. Basicamente temos duas formas de fazer isso:

1- Pela URL

Você pode acessar essa URL https://www.google.com/ping?sitemap=endereço_do_seu_site/sitemap.xml colocando após o = o endereço do seu site, exemplo: https://www.google.com/ping?sitemap=https://seusite.com.br/sitemap.xml você vai receber essa tela:

2- Google Search Console

Essa é a forma que recomendo pois você terá mais controle dessa indexação inclusive o apontamento de possíveis erros para então corrigi-los.

Você acessa o Google Search Console e vai na aba sitemaps no canto esquerdo.

Inseria o caminho do seu sitemap e clique em ENVIAR

Pronto seu sitemap foi indexado no Google.

Galera espero que esse post seja útil para que seus projetos sejam cada vez mais bem sucedidos.

Abraços

4 Comentários
  1. Maicon 5 anosatrás
    Responder

    Interessante, uma coisa que reparei é que até a versão 1.5.25 do WARC o sitemap não é atualizado automaticamente sempre que você desmarca uma determinada página para ser ignorada nas buscas, tive que desativar o sitemap, em seguida upar o site, e novamente ativar a opção do sitemap e subir, somente desta forma para ele gerar um sitemap atualizado. Acredito que no futuro corrijam este problema.

    • Vinícius Von Dentz 4 anosatrás
      Responder

      Nossa que estranho, acredito que como você disse eles arrumem isso.

  2. Jarbas Lopes 4 anosatrás
    Responder

    Olá. Fui vitima de um Ramsonware e tive todo o conteúdo do meu computador encriptado, inclusive o HD de backup, que estava conectado no momento . Então, perdi os backups do WCR5 (*. waprj) e tenho apenas os sites publicados, aparentemente sem possibilidade de edição.
    Há alguma forma de abrir esses site pelo WCR5 novamente?
    Já baixei alguns para teste, compactei como ZIP, renomeei como *. waprj, mas não consegui nada e nem tampouco achei algo que ajudasse na internet.
    Aparentemente, teria que transformá-los em waprj, mas não sei se isso é possível.

    • Vinícius Von Dentz 4 anosatrás
      Responder

      Olá Jarbas, primeiramente sinto muito pelo ocorrido, complicado isso. Infelizmente não tem como, uma vez que site foi publicado ele tem saída em html, não tem como injetar novamente no WARC, pelo menos até onde sempre tentamos nunca foi possível. Abraços e espero que tudo dê certo pra você amigo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar