Design Web Acappella

Só o Web Acappella não salva, foque no Design

O que preciso para ter um site profissional?

Um erro muito comum é pensar que apenas o domínio do Web Acappella é o suficiente para se desenvolver um site profissional.
O Web Acappella é o programa pelo qual você vai compilar os elementos do seu site. Lá, você vai colocar o logotipo, menu, conteúdo, imagens que ilustram as ideias, definir fontes, espaçamentos, cores e uma série de demais itens que no final da equação serão o design do seu site.
Então, chegamos no ponto desse post, o Design.
Ele será o grande protagonista nesse texto.

Antes de falarmos sobre isso quero fazer um apelo a você leitor.
INVISTA EM DESIGN! Aprenda sobre ferramentas como Photoshop, Ilustrator, Indesign e não se limite apenas ao domínio do Web Acappella. Olhe exemplos, busque inspiração e se esforce para sair da bolha. Eu trabalho com o Web Acappella há 9 anos, produzo conteúdo focado nesse público e 80% dos projetos que me deparo são de medianos para ruins, e por que?
Por causa do design, eles dominam as ferramentas do programa mas não têm domínio das demais ferramentas de design. Entenda, seu site precisa ter um logotipo bonito, fontes e cores harmônicas, espaçamentos que trazem delicadeza e fluidez para o conteúdo. Banners bonitos, tudo entrosado, e isso só é possível com noções de design, logo é impossível fazer um projeto profissional com o Web Acappella sem dominar ferramentas auxiliares para criar seu layout.

Vamos falar de design

Não canso de repetir o quanto o design importa para um site. O Conteúdo é importante, mas importa ainda mais a maneira como ele é apresentado.
Um estudo realizado para a universidade de Nortúmbria, no Reino Unido, mostram que cerca de 94% da credibilidade de um site, é passada pelo design.

A pesquisadora Elizabeth Sillence fez um estudo simples, colocando usuários para visitar alguns sites, e depois foi perguntado, quais sites pareciam mais confiáveis para eles. O resultado foi que 94% dos entrevistados indicaram os sites que tinham o design mais organizado e bonito.

MENOS É MAIS

Ter uma variedade de opções num site não é necessariamente bom. Focar-se em um produto principal e deixar os demais, caso haja, em segundo plano é mais aconselhável por assim dizer.
Dar menos opções e focar num produto ou um grupo pequeno de produtos ou serviços é visto com mais clareza pelos visitantes.

O que estou tentando dizer é que na hora de compor seu design você precisa saber as prioridades, quem é o protagonista do projeto, pois assim você usa seu design para contar uma história levando as pessoas para aquilo que é central, ou seja, seu objetivo.

Isto serve também para a navegabilidade do seu site. Vou explicar:
Volta e meia nos deparamos com sites que possuem um milhão de informações já na página inicial, outras tantas informações completamente inúteis para o usuário, como hora e data, clima, musiquinha (AH a musiquinha), número de vistantes, número de pessoas online.
Olha, quem entra no seu site, não quer saber disto, ele quer saber o que você tem a oferecer, se é um serviço, um produto ou alguma informação útil pra vida dele.

Seja objetivo, conciso e acima de tudo, entregue o que o visitante entrou no site para buscar.
Enxugar as informações, links e imagens é mais que essencial.
Destaque o seu principal produto, suma com informações desnecessárias, apresente uma chamada para ação clara e com objetivo explicado de antemão.

Você tem 8 segundos para chamar atenção do visitante para que ele realize alguma ação no site, então esclareça o objetivo e seja feliz.

CORES

Não há como falar em design sem falar de cores. Vejo alguns equívocos meio que frequentes. Aqueles sites que dão dor de cabeça se você fica muito tempo olhando para a tela.

Não basta ter bom gosto, tem que saber o que vai funcionar, qual é a proposta do site, público alvo, persona, tudo isso é determinante.

Cores neutras também podem contrastar muito bem com cores mais fortes.
Em outras ocasiões podemos nos aprofundar neste assunto.

TIPOGRAFIA

Explicado de uma maneira grosseira, a tipografia é basicamente a fonte que você usa. No caso de sites é bom tomar cuidado.

É um assunto à ser estudado mais a fundo, pois depende muito do tipo de projeto, do tipo de texto, mas você pode usar como inspiração, outros projetos.

O importante é não usar fontes que não tenham muito sentido para aquele projeto.
Tente ser o mais coerente possível. Evite fontes muito artísticas para textos longos, caso contrário o leitor vai fazer muito esforço para entender gerando cansaço na leitura. Veja também a harmonia, como as fontes se relacionam com os demais elementos, se você está usando muitas curvas no layout demanda uma fonte, caso contrário, outro tipo, ou ainda você precisou dar um contraste grande, enfim, não existe regrinhas, tem que ir testando, porém sem uma bússola de bom gosto fica difícil ter um critério, por isso, recomendo sempre olha sites referência em design, concorrentes fortes e que apresentam o mais alto nível de profissionalismo, assim você vai ter um parâmetro e um norte para seguir.

IMAGENS

Procure sempre usar imagens de alta qualidade, mas lembre-se, alta qualidade não é sinônimo de imagens pesadas, fuja disso, caso contrário seu site será uma tartaruga gerando inúmeros problemas. Eu falo mais sobre isso nesse post, CLIQUE AQUI.

Busque usar imagens que contrastam com o resto, cores e fundos.

ELEMENTOS

Vou chamar de elementos os ícones, backgrounds de cores, barras e coisas que compõem o design. O mesmo conceito serve para essa parte, use cores, formas e posicionamento estratégico, sempre buscando harmônia.

ESPAÇAMENTOS

Essa parte é tão ignorada, porém é de extrema importância, se não souber espaçar as coisas vai ficar uma salada, perde toda a delicadeza, objetividade, você joga um bom trabalho pelo ralo.

DICA DE OURO

Não tem uma coisa mais importante que outra, tudo faz parte de uma única coisa, é como uma casa, você precisa construir camada por camada, tem a mobília, cores, janelas, tudo faz parte, um trabalho profissional é boa execução de cada um de nossos pontos, se aplique em cada um e você vai revolucionar seus projetos.

Crie o hábito de observar os sites, entre em sites tops, veja templates, analise panfletos que te entregam, outdoors, tudo a sua volta tem design, comece a analisar que seu nível de criatividade vai saltar e consequentemente seus projetos vão se diversificar e melhorar cada vez mais.

É isso galera, se você quer otimizar seu desenvolvimento utilize templates, com eles você pega um modelo pronto e economiza tempo só editando. Para templates premium CLIQUE AQUI. 

Se você usa o Web Acappella é impossível viver sem o Wacontrol, CLIQUE AQUI e descubra por que!!!

4 Comentários
  1. Niraldo Luna 3 anosatrás
    Responder

    Show Vinicius

    • Vinícius Von Dentz 3 anosatrás
      Responder

      Fico feliz de ter ajudado.

  2. Dicas excelentes. Parabéns!

    • Vinícius Von Dentz 3 anosatrás
      Responder

      Obrigado Luiz

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar