Tutoriais Web Acappella

Como fazer um blog com o Web Acappella

Fala pessoal, como estão? Nesse post quero falar sobre algo muito importante.

Como usar o Web Acappella para fazer um blog! É possível?

Primeiramente quero falar um pouco sobre a importância de uma empresa ter um blog ou mesmo o benefício geral de um. Acredito que nossos leitores em sua maioria sejam profissionais da área de desenvolvimento web. Com isso, agregar esse tipo de conhecimento não só te atualiza como profissional mas gera receita uma vez que, você pode oferecer esses serviços para seus clientes. Chega de papo e vamos lá.

ATENÇÃO: Se você não se interessa nos motivos para se ter um blog e já deseja a parte prática vá para o título “Como fazer nosso blog usando o Web Acappella”.

Por que ter um blog?

1- Orientação do público alvo.

Um ponto que precisamos levar em conta é o fato que mesmo que alguém tenha características do meu público alvo ou persona, nem sempre ela vai consumir meu produto ou serviço, isso é fato. Você pode dizer que ele tem a idade, sexo, localidade e outros atributos que se encaixam no que você oferece porém esse lead não vira cliente efetivamente. Quais as causas? Muitas, mas a principal é que ele ainda não está no ponto certo em sua jornada de compra. Como fazer ele chegar na equalização que precisamos? Com conteúdo. Quando geramos conteúdo de qualidade nós doutrinamos nosso público a pensar como nossa linha de raciocínio. Claro que, não é uma hipnose porem, alguém que consome suas ideias será muito mais tendencioso a pensar como você e é dessa forma que você gera a necessidade de seus produtos em sua audiência. Agora outra pergunta: Como fazer? Com um blog. É nele que vamos postar nosso conteúdo promovendo a interação com nosso público.

2- Ajuda nas colocações orgânicas no Google e similares.

Sabemos que não adianta termos uma obra prima em nossas mãos se no entanto não tivermos uma grande vitrine para mostra-la. Dessa mesma forma o SEO é uma vertical insubstituível para qualquer projeto web. Falando do Google, que é o maior buscador da internet, nós temos duas formas de aparecer em suas buscas. Patrocinados (Google Adwords), plataforma de anúncios pagos da Google onde você, de forma mega resumida, cria uma campanha, coloca créditos nela e paga quando alguém clica em seu anúncio. A segunda forma é a orgânica (Grátis), nessa modalidade seu site é indexado no Google e é mostrado quando alguém pesquisa. Ai surge a pergunta, quem aparece primeiro? Nesse quesito existem VÁRIOS critérios que podemos explanar em uma outra postagem, porem, um dos maiores critérios é a quantidade de páginas indexadas, palavras chaves, relevância do seu conteúdo em contraste com o que se pesquisa, backlinks e etc. Onde o blog entra nessa história toda? Com um blog você terá muitas páginas de conteúdo, páginas sendo adicionadas semanalmente, então a conta é simples. Digamos que seu site tenha um página home, serviços, produtos, quem somos e contato, qual é a quantidade de palavras e conteúdo? Agora seu blog tem 2 posts por semana, em um curto prazo você vai acrescentar muito mais páginas, sem contar a chance de alguém pesquisar algum conhecimento que você compartilhou e por meio dele conhecer sua empresa é muito maior do que apenas para um site institucional.

3- Feedback e interatividade.

A maioria dos blog’s possuem lugares para comentários o que proporciona uma forma de relacionamento com sua audiência trazendo afinidade e fidelizando o mesmo. Outro ponto importante é o fato de se ouvir a opinião do seu público. Essa é talvez uma das práticas mais importantes para qualquer negócio, é nesse estágio que entendemos o que estamos fazendo de errado, o que nossa audiência quer e assim podemos nos adequar para satisfazer ainda mais nossos clientes.

4- Trafego e influência.

Esse ponto vale para empresas ou para pessoas que tem apenas um blog e não oferece diretamente algum produto ou serviço. Digo diretamente pois quando se tem um blog com um número grande acessos logo você se torna alvo de anunciantes e parcerias comercias. Imagina que você fala sobre beleza, seu blog tem 10 mil acessos por dia, qual é a chance de algum produtor de produtos do gênero se interessar em pagar algum quantia para ter ou um banner em seu blog, ou para ter uma postagem e recomendação de seu produto? Essa chance não é só grande como é o que acontece na prática. Muitos blogueiros são chamados para palestras e eventos devido sua influência e conhecimentos ganhando cachês e gerando mais receita.

Existem outros motivos? Sim claro, listei apenas alguns para a postagem não ficar longa.

Falando de uma forma prática, é possível fazer um blog usando o Web Acappella?

A resposta é não e sim. Não por que nativamente o Web Acappella não tem o que se precisa para um blog e sim pois criamos uma ferramenta que possibilita isso. Vamos entender por que o Web Acappella nativamente não supri essa necessidade.

Por que nativamente o Web Acappella não é eficiente para se criar um blog.

1- Para seu cliente criar as postagens ele vai precisar ter contato com o Web Acappella o que é inviável pois, além de não ser prático a operação do mesmo ele vai descobrir a forma que você cria seus sites.

2- A organização dos post’s seriam trabalhosas pois toda vez que você criasse uma postagem você precisaria colocar manualmente na home e na página da categoria. Imagina o trabalho, toda vez que seu cliente colocar algo você precisar realizar essa tarefa.

3- Falando em categorias você precisaria criar cada uma e atualizar manualmente.

4- O Web Acappella não tem paginação, ou seja, você precisaria criar página por página, os botões com os números, organizar de forma manual, enfim, inviável, me dá até pavor em pensar.

5- Não permite comentários nativos.

6- Um blog precisa de Widgets, os mais lidos, categorias, cadastre-se, entre outros, nada disso você teria nativamente no Web Acappella.

Em resumo além de trabalhoso a administração do blog seria catastrófica e as funcionalidades quase nulas não dando resultado algum para esse blog.

Pensando nisso desenvolvemos um módulo de Blog para o Wacontrol (Sistema que permite não só integrar ferramentas incríveis no Web Acappella como a administração do mesmo via um painel online de modo que seu cliente não vai ter contato algum com o Web Acappella) que vai solucionar TODOS esses apontamentos.

Como fazer nosso blog usando o Web Acappella.

Como mencionei acima a única forma de fazer isso é integrando o módulo de Blog do Wacontrol com seu site feito no Web Acappella. Com esse módulo é possível:

1- Com o Wacontrol seu cliente administrará o blog via um painel online sem ter contato com o Web Acappella.

2- Quando um post é cadastrado você seleciona a sua categoria e o mesmo se aloca nessa listagem de forma automática sem a necessidade de adiciona-lo.

3- Você pode criar várias categorias, mostrar os post por categorias e organizar assim o conteúdo do seu blog.

4- O sistema cria uma paginação automática de modo que o leitor pode ir passando para as páginas mais antigas e conferir o conteúdo com extrema facilidade.

5- Você pode receber e administrar comentários com o formato nativo ou ainda com um clique usar os comentários do Facebook.

6- Vários widgets e ferramentas para compor seu blog.

7- 5 Estilos diferentes para mostrar suas notícias.

8- Defina em quantas colunas as notícias aparecerão.

9- Defina cores e efeitos tudo na configuração do módulo.

10- Monte no próprio Web Acappella como deseja a página de leitura, onde vai o título, conteúdo, imagem, informações do autor, comentários e muito mais.

11- Função de compartilhar nas redes sociais para veicular seu post nas mídias com poucos cliques.

12- Defina palavras chaves, tags, url amigável e muitas outras funções que indexam suas postagens no Google e similares.

Esse módulo traz uma solução completa e definitiva para se criar blogs com o Web Acappella. Agora que você sabe das funções vamos por a mão na massa. Fiz um vídeo com o passo a passo.

Bom galera como vocês viram é possível usar o Web Acappella para se criar um layout com toda a facilidade que o Software oferece e aliado com o módulo de Blog do Wacontrol ter as funções que um blog precisa para ser um sucesso.

Se você ainda não tem o Wacontrol clique no botão abaixo e avance para o próximo nível com o Web Acappella.

Comprar o Wacontrol

 

Até a próxima.

 

2 Comentários
  1. Sergio herrera 2 anosatrás
    Responder

    Como eu começo um blog do zero???
    Muito interessante a ferramenta de blog?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar