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Página de Captura: 6 Táticas Matadoras

Fala pessoal, tudo bem? Nesse post vou falar um pouco sobre uma das estratégias da geração de leads – a página de captura. Não vou apenas explicar o que é, mas vou também mostrar os erros mais comuns nessa estratégia e soluções pra isso, ensinando você, leitor, a criar uma página de captura otimizada que gera leads. Se você ainda não sabe o que é geração de leads, clique aqui e confira. Se você já sabe, vamos prosseguir:

O que é uma página de captura?

Uma página de captura tem como objetivo obter o contato de um visitante, oferecendo a ele algo em troca de seu e-mail, telefone e informações pessoais. Dessa forma, fica muito mais fácil que esse visitante, que antes era anônimo, vire seu lead – seu potencial cliente. Isso acontece porque por meio desse contato, você consegue criar um relacionamento com ele, seja através de e-mail marketing, redes sociais e até mesmo WhatsApp.

As pessoas tendem a comprar de quem confiam, e quanto maior for seu relacionamento com seu lead, mais confiança ele tem em você e a sua probabilidade de comprar seu serviço/produto é maior. Com sua lista de contatos em mãos, você pode estreitar os laços com conteúdos de alto nível até que as leads estejam prontas para comprar de você, ou manter o contato com atuais clientes para não deixar o relacionamento com a sua marca esfriar.

Preciso deixar claro que uma boa página de captura acompanha estratégias de geração de leads. Muitas pessoas dedicam sua energia e seu tempo criando uma página de captura com uma estrutura muito boa mas acabam não capturando leads por falta de estratégia, como divulgar a página ou oferecer uma recompensa de valor. Outras pessoas investem demais na divulgação e não se preocupam com a página em si, e acabam falhando nisso também. A questão é que toda página de captura que gera resultado carrega essas 6 táticas:

1. Interface;

2. Headline;

3. Chamada para ação;

4. Formulário;

5. Recompensa;

6. Prova social;

 

Interface

O visual da sua página de captura deve ser pensado de forma a atrair a atenção do usuário, mas tendo o cuidado de não exagerar com elementos desnecessários. Ela deve transparecer profissionalismo.

Se preocupe em usar uma fonte legível, diferenciando o tamanho dela de acordo com o destaque que você quer dar à informação.

As cores são importantes, pois podem influenciar a tomada de decisão. Você pode usar, por exemplo, cores diferentes, negrito, sublinhados para ressaltar trechos ou conceitos estratégicos.

Headline

A headline é o título da sua página. Esse título deve chamar a atenção do visitante e fazer com que ele leia o restante da página.

Afinal, quem nunca acessou um site e fechou uma página de captura por não achar interessante? Não cometa esse erro, invista no título!

Se o seu visitante ler sua headline, é muito provável que ele leia todo o restante do seu texto e clique na chamada para ação.

Chamada para ação

Depois do sucesso da sua headline, é hora de utilizar uma CTA (Call To Action) que realmente faça a pessoa agir.

Não se esqueça que o único objetivo da sua página de captura é converter visitantes em leads, mas se sua CTA for fraca ou inexistente, ninguém vai saber direito o que fazer. As pessoas vão ficar confusas, e pessoas confusas tendem a demorar pra tomar uma decisão e geralmente acabam desistindo.

É como procurar um filme na Netflix. Quem nunca sentou no sofá e se deparou com diversas opções do que assistir, passou um bom tempo procurando mas acabou não assistindo nada pela indecisão?

Portanto, tenha uma chamada para ação clara e objetiva que não gere dúvidas na cabeça do visitante sobre o que ele deve fazer.

Pode ser baixar uma recompensa como um ebook, infográfico, enfim. O importante é focar em apenas uma oferta para não gerar confusão.

Formulário

Após clicar na CTA, o visitante será direcionado pra um formulário de dados em troca de receber sua recompensa. Nesse formulário você deve colocar campos para preenchimento como e-mail, telefone, nome da empresa, etc.

Eu te incentivo a não pedir mil informações, porque isso pode gerar uma certa insegurança na pessoa e talvez ela acabe desistindo de colocar suas informações ali, então peça o básico – cerca de 3 informações.

Caso você realmente precise de outros dados, peça quando seu lead já estiver em uma etapa mais estreita do funil de vendas e já confie mais em você.

Recompensa

O visitante da página de captura não vai dar o contato de graça. Então, qual é o benefício em tomar essa ação? Você precisa deixar bem claro.

Aqui entra a recompensa, como um ebook. Esclareça o que a pessoa vai aprender com esse ebook que seja tão valioso ao ponto dela te passar o contato.

Dessa forma, os dois lados saem ganhando – você ganha o contato e o visitante ganha algo de valor em troca!

Provas sociais

Entre os diversos gatilhos mentais, as provas sociais são alguns dos mais utilizados por sua eficiência. Provas sociais nada mais são do que relatos de pessoas que já adquiriram um produto e o aprovaram.

Esses depoimentos podem fazer muita diferença na sua página de captura, pois ajudam a convencer o usuário de que o conteúdo oferecido é realmente bom, afinal, outras pessoas que o consumiram aprovam.

Agora que você já conhece essas 6 táticas incríveis, não deixe de utilizá-las e contar aqui nos comentários se esse post te ajudou.

Até a próxima!

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