Design

5 dicas de design para websites

Fala pessoal, como estão?

Quando pensamos no design de um website, pensamos primeiramente na parte visual, ou seja, se o site é “bonito”. O que muitas pessoas não sabem é que o design vai muito além da estética (embora seja de extrema importância) e deve também cooperar na parte estratégica do site. Confira abaixo 5 dicas que vão te ajudar a compreender melhor esse assunto:

1 – Menos é mais

O design do seu site deve transmitir clareza para seus usuários, ser leve e de fácil interpretação, então evite utilizar elementos desnecessários e um layout que dê uma impressão poluída. O usuário deve ser cativado rapidamente assim que entrar em seu site, por isso invista nos pontos importantes para o seu negócio e seja direto e objetivo.

2 – Identidade Visual

Certamente a sua empresa já deve ter uma identidade visual, ou seja, um padrão de cores e elementos de design. Aplicar essa identidade em seu site é importante para criar uma unidade e uma padronização visual, o que facilita a comunicação e a fixação da marca dos usuários.

3 – Facilite a leitura

O seu usuário precisa ver de uma forma clara e sem esforços o conteúdo textual de seu site, por isso, tente definir um padrão de tipografia que comunique sua identidade mas que seja de fácil leitura. Repare sempre se o elemento visual e textual não estão poluindo um ao outro.

4 – Utilize imagens de qualidades

As imagens chamam muita atenção de quem está acessando seu site, por isso elas devem ter uma ótima qualidade e resolução. Imagens ruins dão a sensação de falta de profissionalismo, gerando um certo desinteresse do usuário, por isso, invista bem nisso.

Você pode adquirir algumas imagens em bancos de imagens pagos, mas existem também diversos bancos de imagens gratuitos na internet – apenas escolha bem.

5 – Simplifique a navegação

Por último, procure facilitar ao máximo a navegação em seu site. Faça um menu principal claro e objetivo, utilize links de forma estratégica durante os textos para complementar as informações e busque ao máximo indicar o caminho que o usuário deve seguir.

Essas são dicas básicas para o design de seu site. Existem muitas outras técnicas e conhecimentos que um criador de site precisa, e por isso é necessário cursos, estudos e tempo de experiência. Padrões de design mudam constantemente, portanto busque estar sempre otimizando seu trabalho e gerando melhorias de usabilidade.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar